Último arcano do ciclo, o Mundo representa uma mulher nua de pé sobre a perna direita. Ela parece em total harmonia com o seu meio ambiente. Em torno dela está uma coroa laureal de cores diferentes, que dão a esta mulher uma dimensão universal. Ela segura em suas mãos ferramentas apresentadas na frente do Mago (I) no início do ciclo e parece controlar muito bem todos os elementos que compõem a carta.
Nos quatro cantos desta carta de Tarot podemos ver um anjo, uma vaca, uma águia e um leão, que simbolizam os quatro evangelistas São Mateus, São Lucas, São João e São Marcos. Elementos divinos rodeiam esta mulher que observa a ligação existente entre o universo e o sagrado.
O personagem chegou ao fim deste ciclo e parece ter todo o conhecimento necessário para a compreensão de seu ambiente e seu papel no mundo.
O Mundo anuncia a conclusão e descreve um caráter maduro, que tem a experiência para entender as coisas que o cercam. Esta carta é fonte de riqueza, plenitude e sucesso. Ela anuncia resultados positivos e concretos em comparação com os esforços empreendidos. | |
Em seus atributos negativos, o mundo pode ser hostil e obscuro. Os obstáculos que o indivíduo tem de enfrentar podem parecer insuperáveis e o Mundo descreve uma forma de renúncia. Pode questionar benevolência do ambiente social e o indivíduo pode sentir-se negligenciado ou rejeitado, a tal ponto que ele / ela precisa ficar so. |